DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/604
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PARTE I – REFLEXÕES
1.1 COMO SE CONSTRÓI O CONHECIMENTO?
Marina Matos de Moura Faíco
1.2 O CONHECIMENTO BÁSICO QUE NÃO ESTÁ NA BASE
Bruno Marcos Nunes Cosmo
1.3 AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E SUAS ORIGENS: DA CONCEITUAÇÃO AOS EQUÍVOCOS
Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues
1.4 EM DEFESA DO DIÁLOGO NO FAZER CIENTÍFICO INTERDISCIPLINAR: PROVOCAÇÕES À PSICOLOGIA
Antonio Luiz da Silva
Diana Sampaio Braga
1.5 OS ECOSSISTEMAS COMUNICACIONAIS: UMA PEDAGOGIA DA DIALOGICIDADE DEMOCRÁTICA NOS ESPAÇOS ESCOLARES
Tiago Silvio Dedoné
1.6 INTERSECÇÕES ENTRE A COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO: TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCOMUNICAÇÃO
Tiago Silvio Dedoné
1.7 A QUESTÃO ÉTICA NA CONDUÇÃO DE ESTUDOS EMPÍRICOS QUE ENVOLVEM PESSOAS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
Hugo Leonardo Nascimento Almeida
1.8 A INTERFACE ENTRE PESQUISA CIENTÍFICA E A PROBLEMATIZAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Elisandra Villela Gasparetto Sé
1.9 MEMÓRIAS NA CONSTRUÇÃO DOCENTE: A SALA DE AULA COMO PREÂMBULO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Alessandra Carla Guimarães Sobrinho
Alexandre Carlos Guimarães Sobrinho
1.10 REFLEXÕES SOBRE A DICOTOMIA DOS EFEITOS DAS INSTITUIÇÕES REGULADORAS DO CONHECIMENTO
Carla Viana Dendasck
Euzébio de Oliveira
Amanda Alves Fecury
Cláudio Alberto Gellis de Mattos Dias
PARTE II – PROPOSIÇÕES
2.1 A REDE MERCOSUL PARA O FORTALECIMENTO DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A VIVÊNCIA DE DIFERENTES POLÍTICAS EDUCACIONAIS ENTRE BRASIL, PARAGUAI E ARGENTINA
Anísio Francisco Soares
Maria do Rosário de Fátima Brandão Amorim
2.2 PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DE DISCENTES DURANTE O ENSINO MÉDIO: UMA REALIDADE POSSÍVEL
Cláudio Alberto Gellis de Mattos Dias
Carla Viana Dendasck
2.3 A CIÊNCIA COMO PROCESSO CRIATIVO NA FORMAÇÃO CULTURAL DE UM PAÍS – DESAFIOS ÀS NOSSAS ESCOLAS
Andréa Velloso
Luciano Luz Gonzaga
PARTE III- DESAFIOS
3.1 TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Raimunda Gomes Maciel
Alana da Silva Cruz
Marléa de Nazaré Sobrinho Costa
Eliane Silva e Silva
3.2 DESAFIOS DA PESQUISA CIENTÍFICA DESENVOLVIDAS NA GRADUAÇÃO NO CENÁRIO “PÓS-PANDEMIA”
Fernanda Ribeiro Marins
Marcelo Limborço-Filho
Patrick Costa Ribeiro Silva
3.3 GESTÃO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E DESAFIOS NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19
Liana Barcelos Porto
Amilson de Araújo Durans
3.4 OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO CIENTÍFICA E PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO SUPERIOR DA ENFERMAGEM
Daniela da Silva Santos
3.5 DESAFIOS ENFRENTADOS NO FOMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PRIVADAS NO BRASIL
Walber Goncalves de Souza
Leonardo de Amorim Sathler
Raquel Carvalho Ferreira
3.6 OS DESAFIOS DO ENSINO DE BIOFOTÔNICA NO BRASIL
Rosane de Fátima Zanirato Lizarelli
Vanderlei Salvador Bagnato
3.7 DESAFIOS E ABORDAGENS NO CAMPO DA ARQUITETURA-URBANISMO NA CONTEMPORANEIDADE: O CASO DOS ÍCONES ARQUITETÔNICOS SOB A PERSPECTIVA DE CHARLES JENCKS E JOSEP MARIA MONTANER
Marcelo Sbarra
3.8 OS DESAFIOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DA FACULDADE ANHANGUERA DE SERRA/ES
Joana Segatto Scabelo
3.9 POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INCLUSÃO NO CONTEXTO DE ESCOLARES
Marcel Alcleante Alexandre de Sousa
3.10 A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO COMO BASE PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – PESQUISA REALIZADA COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Fábio P Carballo
3.11 REFLEXÕES ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO BRASIL
Wenis Vargas de Carvalho
Marcio Hollosi
Lourival José Martins Filho
PARTE IV – EXEMPLOS PRÁTICOS
4.1 AVIFAUNA COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: BASES CONCEITUAIS
Patrick Rodrigues Fleury Cabral
Josué Ribeiro da Silva Nunes
Sérgio Tosi Cardim
4.2 CONHECIMENTO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS DA COMUNIDADE JOAQUIM DO BOCHE, SITUADA NO MUNICÍPIO DE TANGARA DA SERRA – MT
Josué Ribeiro da Silva Nunes
Julieth Almeida de Castro
Rogério Benedito da Silva Añez
Patrick Rodrigues Fleury Cabral
Nasson Delgado de Arruda
4.3 TECNOLOGIA DE SEMENTES NA IMPLANTAÇÃO DE HORTA: UMA PERSPECTIVA SOBRE SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Izael Oliveira Silva
Jackson Vitor dos Santos
Janaína Firmina dos Santos
Gabriel Silvestre dos Santos
Thamara Suzany da Silva Izario
Paulo Henrique dos Santos
Maria Eduarda Gouveia Costa Guimarães
PARTE V- PROBLEMAS QUE AFETAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO E CIENTÍFICOS NO BRASIL, DIRETA E INDIRETAMENTE
5.1 VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: DIREITOS HUMANOS E LIBERDADE
Sidelmar Alves da Silva Kunz
Norma Lucia Neris de Queiroz
Josiene Camelo Ferreira Antunes
Gilvan Charles Cerqueira de Araújo
APRESENTAÇÃO
A construção do conhecimento acadêmico e científico no Brasil apresenta problemas estruturais de origem histórica. No entanto, não se pode negar que em um mundo onde a tecnologia e a velocidade dos acontecimentos, associados as ambiguidades e tensões globais, nos coloca, como pesquisadores e professores, a necessidade de servir como intermediadores, e, talvez emancipadores de uma nova forma de conceber e transmitir esses conhecimentos.
Assim, os desafios agora perpassam tanto pela esfera estrutural, quanto global e pessoal. Nessa obra, que tem como missão tecer algumas reflexões, desafios e proposições sobre o conhecimento científico no Brasil, a partir das experiências e operações realizadas por pesquisadores, professores e alunos.
Esta, está dividida em cinco partes, e, em cada uma delas, é possível fazer uma análise profunda, além, de aprender com aqueles que estão à frente na transmissão do conhecimento acadêmico e científico brasileiro, com olhares e experiências que variam desde o Ensino Infantil, até a Pós-graduação. Desde a reflexão, até o campo prático.
A riqueza do corpo de pesquisadores Multi e Interdisciplinares, que compõem o corpo editorial e avaliativo da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, é capaz de trazer um valor sem igual para todos aqueles que se preocupam em compreender os desdobramentos que estão sendo realizados, e, que tendem a nortear o futuro do conhecimento.
Boa leitura
Carla Viana Dendasck
6 respostas
Faço votos que esta iniciativa seja bastante frutífera para escritores e leitores.
Parabéns Núcleo!
Trabalho Fantástico a proposta do livro. Feliz em contribuir…
Ola Me Chamo Angela De Jesus De Barros Ferreira Tenho 19 Anos Nascida Em 18/02/2003 Localizada Em Abaetetuba Pará..Meu Sonho Para O Futuro E Ser Uma Futura Psicóloga Assim Como Vc E Hoje , Me Identifiquei Muito Com Os Temas Que Vir, precisava De Uma Base De Conhecimento Maior E Hoje Adquiri Ela , Muito Obrigada Pela Explicação Que VCS Me Deram E O Conhecimento, Mergulhei No Assunto Tão Profundamente Como Se Eu Estivesse Em Uma Cadeira De Escola Na Sala Estudando As Maiores Descobertas Da História…Boa Noite E Feliz Ano Novo…🌈💕
Profª. Drª. Carla, parabéns pelo excelente trabalho!
Ou gente querida, fiquei tão apaixonado por esse trabalho 😍
O Livro é espetacular. Já estou usando em citações dos meus alunos.
Estou também incentivando-os mesmos a publicaram na Revista e no Livro