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Comunicação

Explorando o impacto do Youtube e Instagram na divulgação científica

ARTIGO ORIGINAL

VAZ, Juliana Aparecida Calisto [1], GONÇALVES, Débora Cristina de Oliveira [2], WAZEMA, Claudia Tiemi [3], SILVA, Nathalia Sampaio da [4], NAGATANI, Victor Hideki [5], SILVA, Otávio Guilherme Morais da [6], MORINI, Maria Santina de Castro [7]

VAZ, Juliana Aparecida Calisto et al. Explorando o impacto do Youtube e Instagram na divulgação científica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 10, Ed. 02, Vol. 01, pp. 148-161. Fevereiro de 2025. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/comunicacao/impacto-do-youtube-e-instagram, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/comunicacao/impacto-do-youtube-e-instagram

RESUMO

Este estudo compara a eficácia de duas plataformas, YouTube e Instagram, na disseminação de conteúdos educativos sobre a recuperação de uma coleção biológica. Foram usados vídeos que exploram duas temáticas, a origem da Coleção de Formigas Harold G. Fowler e o processo de curadoria. Foram analisados o número de curtidas, visualizações, compartilhamentos, contas alcançadas, e as interações no reels dos vídeos publicados em cada plataforma. Os resultados mostram que o Instagram teve um maior número de curtidas e visualizações. A pesquisa destaca a importância da internet na divulgação de informações, e como as redes sociais podem ampliar o acesso aos resultados de um projeto científico. A divulgação deste tipo de conteúdo impacta positivamente a sociedade, pois muitas vezes estes conhecimentos ficam restritos à academia.

Palavras-chave: Acervo Biológico, Coleção Científica, Formicidae e Mídias Sociais.

1. INTRODUÇÃO

Os ambientes informais de aprendizagem representam uma ferramenta importante de ensino e promoção da alfabetização em ciências, tanto nas instituições de ensino como para o público em geral (Fonseca Júnior, 2022; Menegusse, Da Silva, Gomes, 2022). Disseminar informações científicas fora da academia muitas vezes é um desafio, devido ao acesso limitado, ocasionado por diferentes barreiras (p.e., paywalls, escassez de canais de comunicação acessíveis e qualidade das informações), conforme ressaltado por De Figueiredo, Leandro e Gomes (2023). A dificuldade em apresentar os resultados de uma pesquisa acadêmica usando uma linguagem acessível e compreensível, de maneira que permita a ampliação do conhecimento por parte das pessoas, talvez seja o maior problema a ser enfrentado (Junior et al., 2023).

As redes sociais digitais desempenham um papel crucial na ampliação da divulgação científica, superando as barreiras físicas da academia e tornando os temas mais acessíveis e atraentes ao público geral (Santos, 2023). No entanto, persistem desafios relacionados à qualidade e veracidade das informações veiculadas (Menegusse, Da Silva, Gomes, 2022). Embora o ambiente virtual possibilite a participação de diversos atores na produção e compartilhamento de conteúdo, muitas vezes essa disseminação não é acompanhada pela devida verificação dos dados, o que pode contribuir para a proliferação de desinformação (Menezes, 2020).

Esse contexto ressalta a importância de produzir conteúdos científicos em uma linguagem acessível para o público em geral (De Carvalho, 2021). Além disso, mesmo quando expostos a informações de alta qualidade, muitas vezes o público carece de habilidades críticas para interpretar esses dados ou aplicá-los em seu cotidiano (Fayard, 1999). Entretanto, ao promover a alfabetização científica, a divulgação não só capacita as pessoas a compreenderem melhor o mundo ao seu redor, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades de leitura, argumentação e pensamento crítico (Bueno, 2009; Menegusse, Da Silva, Gomes, 2022).

A ciência não é um tema muito popular entre as pessoas e as razões para essa falta de interesse podem variar: desinteresse geral, linguagem   ou distante do cotidiano, apresentação dos conteúdos de maneira complexa ou voltada apenas para o meio acadêmico, e a escassez de material disponível (Knob, 2020). Mas, a ciência precisa estar onde as pessoas estão, e as redes sociais possuem um potencial imenso para disseminar conteúdos científicos, pois permitem um modelo participativo de comunicação, onde os pesquisadores podem interagir com o público, esclarecer dúvidas e mostrar suas atividades (Martin, Macdonald, 2020).

A capacidade dos usuários de controlar o conteúdo nas mídias sociais, visualizando, revisitando, salvando, compartilhando e marcando outros perfis, é   porque as publicações podem influenciar diretamente na percepção do público sobre os cientistas e suas pesquisas (Hines, 2019). O uso de linguagens simbólicas, verbais e não-verbais que são acessíveis e compreensíveis para diversos públicos (Rodrigues et al., 2021; Coutinho, 2024), faz com que as redes sociais alcancem êxito na disseminação de conhecimentos, conceitos, processos e fatos. Como exemplo, tem-se o YouTube e Instagram.

O Youtube foi criado em 2005 e se destaca como a principal plataforma de compartilhamento e armazenamento de vídeos longos, sendo uma das interfaces importantes de comunicação da cultura audiovisual contemporânea (Teixeira, Bicudo, 2021). O YouTube é apontado como sendo uma plataforma de divulgação mais antiga, onde os vídeos são informais e formais (Formal: realizada no ambiente escolar institucional; Informal: realizada por conta própria pelo educando fora do ambiente escolar como conhecemos) (Melonio, Melonio, Façanha, 2018; Coutinho, 2024). Dessa forma, é possível utilizar o site como suporte tanto para a educação em processos formais quanto em processos não formais desta atividade (Coutinho, 2024).

O Instagram foi criado em 2010 e é uma plataforma de mídia social amplamente adotada pelo público, reconhecida como um dos aplicativos mais populares globalmente, sendo acessado por bilhões de pessoas. Sua dinâmica é caracterizada pela publicação de fotos, vídeos e stories, promovendo a interação entre os usuários por meio de curtidas, comentários e mensagens diretas (Rodrigues et al., 2021; Azevedo, 2023).

Um tema pouco conhecido pelo público é a curadoria de coleções biológicas. A falta de destaque para esse tipo de trabalho acadêmico e suas etapas têm gerado uma lacuna na compreensão da sociedade quanto à complexidade e importância das práticas curatoriais, assim como o valor das coleções científicas. Para abordar essa questão, podemos exemplificar com a “Coleção de Formigas Harold Gordon Fowler” que descreve os processos de curadoria.

Fowler destacou-se como pesquisador na área de Ecologia, abordando temas como a gestão de recursos hídricos, meta-análises, macroecologia, biodiversidade, comportamento, e controle biológico de formigas cortadeiras (Wazema et al., 2024). Durante sua carreira, ele coletou várias espécies de formigas em diferentes partes do mundo, mas a coleção passou por um período sem cuidados adequados, levando à deterioração de parte do material biológico. Dessa forma, o projeto foi criado: Coleção de formigas Harold G. Fowler (1950 – 2018): recuperação, incorporação e disponibilização de um acervo (Processo Fapesp: n. 2021/01919-4 – Programa BIOTA), com o objetivo de reorganizar e consolidar a coleção de formigas de Harold G. Fowler, integrando-a ao acervo do Museu de Zoologia de São Paulo (MZSP). O projeto também   à produção de materiais relacionados à qualificação e à disponibilização das informações ao público, como, por exemplo, a elaboração de vídeos de divulgação científica.

Diante destas informações, neste trabalho visamos a comparação de métricas entre as plataformas, YouTube e Instagram. Além disso, somente na plataforma Instagram foram comparadas as métricas das postagens entre os vídeos. Métricas como o número de curtidas (interações), visualizações, compartilhamentos, contas alcançadas e se as pessoas salvaram o conteúdo para assistirem depois, possibilitam avaliar o desempenho e a eficácia da divulgação de vídeos em redes sociais (Da Silva, Da Silva, De Castro, 2021;  Faustino et al., 2023).

2. MÉTODOS

Os vídeos fazem parte do processo de capacitação técnica (Processo Fapesp n. 2022/ 11329-2), com o título: Coleção de formigas Harold G. Fowler (1950 – 2018): Organizar o acervo é preciso. A elaboração dos vídeos foi descrita de maneira detalhada em Vaz et al. (2023).

O vídeo 1, com o título: Como surgiu a coleção Fowler, tem 7 minutos de duração (https://www.YouTube.com/watch?v=t8GdAkr_91U, e traz como temática o histórico acadêmico do pesquisador H.G. Fowler, culminando com a elaboração da coleção. O vídeo também descreve onde as formigas se inserem no mundo dos insetos. O vídeo 2, com o título: Coleção Fowler: um processo de curadoria, tem 9 minutos de duração (https://www.YouTube.com/watch?v=fV1YoIAUO6Q), e traz como temática as etapas necessárias para fazer a curadoria de uma coleção biológica.

Os vídeos foram publicados em julho de 2023, nas plataformas YouTube e Instagram. A escolha destas plataformas foi devido: (I) ao alcance e a facilidade que os usuários possuem em relação aos conteúdos publicados; (II) a possibilidade de realizar a publicação do vídeo completo, sem cortes, que enfatiza a importância de assegurar que o material divulgado mantenha as informações de maneira clara e completa. A publicação no YouTube foi realizada pelo canal do Programa BIOTA Fapesp (@ProgramaBIOTAFapesp), e no   do Instagram do Laboratório de Mirmecologia e Abelhas e do Alto Tietê (@lamat_lab).

A análise comparativa entre vídeos e plataformas usou dados das redes sociais de 05 de novembro de 2023 à primeira semana do mês de setembro de 2024, totalizando 10 meses de divulgação. Estes dados estão sujeitos a alterações de acordo com a interação de novos seguidores/público na rede social. As métricas usadas para a análise dos vídeos divulgados no YouTube foram o número de curtidas (interações) e visualizações. Enquanto no Instagram foram: número de curtidas, visualizações, compartilhamentos, número de contas e se as pessoas salvaram o conteúdo para assistirem depois. As plataformas foram comparadas descritivamente usando somente o número de visualizações e curtidas. Uma análise descritiva também foi realizada com o total de visualizações, sendo os dados de novembro de 2023 retirados de Vaz et al. (2023). Como o YouTube usado não é um canal próprio do laboratório que elaborou os vídeos, apenas dados públicos foram considerados.

No Instagram para cada publicação é disponibilizada uma ferramenta chamada insights

, que permite obter as métricas para avaliar o desempenho e eficácia da divulgação dos vídeos. Assim, todas as métricas foram usadas na comparação, ou seja, número de curtidas, visualizações, compartilhamentos, contas alcançadas e salvos. Os dados das métricas do Instagram foram comparados entre os vídeos em uma análise descritiva exploratória. As análises utilizando o teste de Mann Whitney foram realizadas no software R Studio (R Core Team, 2024, versão R 4.3.3).

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nossos resultados mostram as métricas que indicam o desempenho e a eficácia da divulgação de vídeos sobre a história de vida de um pesquisador e seu legado, culminando com a explicação de todo o processo de curadoria de uma coleção biológica.

Comparando as plataformas (Tabela 1), o Instagram demonstrou maior engajamento em relação ao YouTube, pois teve um total de 2.554 visualizações, enquanto para o YouTube foram 1.127. O Instagram é uma plataforma acessada por bilhões de usuários globalmente (Azevedo, 2023), sendo que a interação entre os usuários pode ser um dos fatores que influenciam o seu uso. Por outro lado, o YouTube é apontado como uma plataforma de divulgação mais antiga, onde os vídeos possuem a característica de vídeos mais longos (Melonio, Melonio, Façanha, 2018; Coutinho, 2024).

Quando comparamos o número de visualizações nos permite tomar decisões estratégicas sobre o conteúdo, marketing e outras iniciativas para aumentar o desempenho e eficácia da divulgação, como também decidir para futuras publicações em qual plataforma é melhor para realizar uma postagem (De Carvalho, 2021).

Tabela 1: Comparando o número de visualizações entre as plataformas, de acordo com os vídeos

*Os números representam apenas o ganho de visualização. Fonte: Dados retirados pelo autor a partir do trabalho de Vaz et al., 2023 e interface do Instagram e YouTube 2024.

O Instagram mostrou-se mais eficaz do que o YouTube na divulgação de vídeos, e alguns dos motivos que podem explicar essa diferença incluem o seu algoritmo, que está vinculado às diretrizes de recomendação da plataforma, que facilita a exibição de conteúdos para usuários além da base de seguidores, aumentando o alcance. Além disso o Instagram possui ferramentas que auxiliam seus usuários a descobrirem novas comunidades e conteúdo de contas que ainda não seguem, colocando o conteúdo publicado em três lugares diferentes da plataforma, como no Explorar, no Reels

e em Recomendações do feed (Meta Platforms, 2025a). A plataforma utiliza as preferências de seus usuários para proporcionar uma experiência personalizada, o que torna mais simples a descoberta de novos conteúdos (Lopes, 2022). Além disso, é conhecida por promover uma interação mais dinâmica, com usuários habituados a consumir vídeos de diferentes durações, o que pode ter contribuído para o melhor desempenho em comparação ao YouTube.

Comparando descritivamente o desempenho e eficácia da divulgação entre os vídeos somente no Instagram, o vídeo 1 demonstrou as maiores métricas em relação ao vídeo 2 (Tabela 2). No entanto, ambos os vídeos analisados não são considerados curtos. Segundo a Meta Platforms (2025b), vídeos curtos têm até 90 segundos, o que pode impactar seu alcance. Reels mais longos tendem a gerar menos engajamento, limitando sua visibilidade entre os seguidores. Isso ocorre porque os reels curtos se consolidaram como um dos formatos mais populares na Internet, atendendo à preferência dos usuários por conteúdos rápidos e diretos (Yang & Zhao; Ma, 2019; Xiao et al., 2023). No Instagram

ainda podemos comparar melhor as métricas, como as de interações (curtidas, compartilhamento e salvos) (Figura 1). Entretanto, comparando as métricas em sua totalidade não resultaram em diferenças significativas entre os dois vídeos (U=12, P=0,34).

Tabela 2: Comparação dos vídeos divulgados pelo Instagram de acordo com as métricas disponibilizadas pelos insights

Fonte: Dados retirados do trabalho de Vaz et al., 2023 e do perfil do Instagram (@lamat_lab), 2024.

O resultado também pode ser justificado pelas características de cada vídeo. O vídeo 1 tem uma linguagem menos formal/técnica quando comparado com o vídeo 2  que apresenta uma linguagem mais direcionada/técnica, além de possuir uma duração maior. Estes fatores podem ter influenciado o número de curtidas e de visualizações. Quando analisamos estes dados em conjunto, podemos selecionar para futuras publicações o que teve mais sucesso.

Figura 1. Insights dos reel do “Vídeo 1”: Como surgiu a coleção Fowler (A), e Vídeo 2 “Coleção Fowler: um processo de curadoria” (B), 2024, demonstrando as curtidas, compartilhamento, salvos e contas alcançadas

Fonte: Dados capturados do perfil do Instagram (@lamat_lab), 2024. Nota. Captura de tela realizada pelo autor a partir da interface do Instagram.

O Instagram promove uma interação mais dinâmica, com usuários habituados a consumir vídeos de diversas durações. As funcionalidades oferecidas pela plataforma, como Reels, Stories e o Feed, juntamente com a possibilidade de inserir legendas e ferramentas de interação, tornam o consumo de conteúdo audiovisual mais atrativo e rápido (Lopes, 2022), o que mantém o Instagram como uma referência no conceito de mídias sociais e na comunicação visual online.

Outro fato importante é que o Instagram tem como característica indicar o número  de contas alcançadas (número de pessoas que não seguem o perfil), ou seja, mais de 70% em ambos os reels não eram seguidoras do perfil do LAMAT (@lamat_lab) (Figura 1). Isso indica que a divulgação dos vídeos foi capaz de atingir um público além da base de seguidores existente, ampliando o alcance do conteúdo.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A internet é a tecnologia que define a atual geração, o que torna essencial a divulgação de informações por meio das mídias sociais. Essa forma de divulgação possibilita que diferentes conteúdos alcancem as pessoas das mais diversas formas, indo além do entretenimento superficial comum na mídia. Vídeos que abordam a curadoria de coleções, por exemplo, podem atrair e engajar aqueles que não têm oportunidade de visitar um museu. Assim, o conteúdo do material que está sendo divulgado possibilita que o público não acadêmico conheça o trabalho de pesquisadores e desenvolva um senso crítico sobre um assunto desconhecido.

Os vídeos que visam a divulgação científica, como àqueles sobre  curadoria de coleções e seus processos, são importantes que sejam veiculados por meio do YouTube e Instagram (especialmente). Apesar da limitação das análises devido ao pequeno tamanho da amostra, os vídeos têm o potencial de educar e informar um público específico interessado no assunto. Mesmo que não atinjam uma ampla audiência, podem impactar positivamente aqueles que os assistem, contribuindo para a disseminação de conhecimento e a promoção da ciência e de suas práticas. Além disso, para pesquisas futuras, podemos ressaltar a necessidade de amostras maiores para uma análise mais robusta e conclusiva.

AGRADECIMENTOS E FINANCIAMENTO

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP (processos n. 2021/01919-4 e 2022/11329-2), pelo apoio financeiro ao projeto Coleção de formigas Harold G. Fowler (1950–2018): recuperação, incorporação e disponibilização de um acervo”.

REFERÊNCIAS

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NOTA

Os autores utilizaram Inteligência Artificial Microsoft Word (corretor gramatical e sugestões de sinônimos, versão utilizada na plataforma Office 365) e Microsoft Copilot (versão não identificada na plataforma) utilizadas exclusivamente para revisão técnica do texto, visando assegurar a qualidade gramatical e estrutural do material, sem influenciar ou alterar o conteúdo autoral e analítico, foi utilizada para correção gramatical, sugestões de sinônimos e ajustes de pontuação no texto. No entanto, todas as buscas pelos conteúdos, classificação da qualidade dos artigos e o desenvolvimento teórico do manuscrito foram realizadas de maneira autoral.

[1] Mestranda em Biotecnologia em andamento (stricto sensu); Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Mogi das Cruzes). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4506-0384. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4943254601864859.

[2] Doutoranda em Biotecnologia (stricto sensu); Bacharel em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura (Universidade Mogi das Cruzes). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3739-9786. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5107920536001616.

[3] Doutoranda em Biotecnologia (stricto sensu); Mestrado em Biotecnologia (stricto sensu); Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Mogi das Cruzes). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7753-317X. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2281653330387814.

[4] Doutora em biotecnologia (stricto-sensu); Mestre em biotecnologia (stricto-sensu); Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Mogi das Cruzes). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4558-1596. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1691154343871681.

[5] Doutorando em Biotecnologia (stricto sensu); Mestre em biotecnologia (stricto sensu); Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Mogi das Cruzes) e Licenciado em Ciências Biológicas (Universidade Cidade de São Paulo). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2203-4186. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5813991652686197.

[6] Doutor em Zoologia (UFPA); Mestre em biotecnologia (stricto sensu); Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Mogi das Cruzes). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5805-7937. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8673558329962128.

[7] Orientadora. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1823-6703. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2516452266649545.

Material recebido: 30 de outubro de 2024.

Material aprovado pelos pares: 23 de dezembro de 2024.

Material editado aprovado pelos autores: 20 de fevereiro de 2025.

Juliana Aparecida Calisto Vaz

Mestranda em Biotecnologia em andamento (stricto sensu); Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Mogi das Cruzes). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4506-0384. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4943254601864859.

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